Cada um de nós é um ser único, o que por si só já é algo que nos agrega extremo valor como ser humano que somos. Contudo, valorizar-se pela aceitação do que realmente se é, evitando todo tipo de comparação com o outro, é um truque eficacíssimo, para a autovalorização e auto amor. O contrário, pela comparação que na maioria das vezes acontece de forma inconsciente, põem o ser humano, indivíduo, único, de valor incomparável, no caminho da amargura, da frustração, da tristeza, da ansiedade, e de outros mais sentimentos e emoções que lhe concedem desvalorização, desamor, desconfiança, e miserabilidade a si próprio, bem como o tornam sucetiveis a manipulações, chegando à desesperança, à desilusão e descrença parcial ou total em si mesmo, no outro e no criador, trilhando o caminho da depressão rumo a somatização de doenças.
No entanto, nos valorizamos e nos amamos quando nos aceitamos e somos gratos pelo que somos e temos. A atitude de nos amarmos e nos valorizarmos é de relevante sabedoria. Contudo, ao procuramos ampliar nosso autoconhecimento, estaremos adquirindo mais e maior sabedoria, na segurança de quem se observou, buscou, estudou, analizou, avaliou, "conscientemente". Deste modo, reconhecemos o nosso singular valor, chegamos aos nossos reais objetivos, metas e princípios que desejamos e determinamos para a nossa vida.
Assim, conscientes de nosso valor, com a auto confiança e segurança de quem somos, ainda temos a firmeza nas decisões e senso crítico suficientes para sermos invulneráveis as influências externas, quer seja das pessoas de nosso convívio, quer seja da mídia ou outros grupos.
Embora seja imprescindível que se busque sempre ampliar nosso conhecimento, é particularmente especial e relevante buscar nosso autoconhecimento, uma vez que este é a mola propulsora para melhores rendimentos na área do conhecimento, seja relacionado ao trabalho ou em qualquer outra relação que envolva seres humanos. O autoconhecimento é o diferencial que agrega valor positivo e qualitativo ao conhecimento. Quando buscamos conhecermos a nós mesmos, nosso íntimo, percebemos o quanto é importante, positivo e vital ampliarmos nosso autoconhecimento, o qual é o ato de nos conhecermos como se estivéssemos buscando conhecer outra pessoa. Estando atento a si mesmo, observando-se, olhando para si próprio como se estivesse de fora, como se olhasse para outra pessoa, não se envolvendo tanto com pensamentos e emoções, principalmente os negativos. Pois, estes criam ao nosso redor uma aura negra, pesada, e no nosso íntimo uma angústia, uma ansiedade sufocantes que nos afunda cada vez mais e que é uma mensagem sutil, porém indelével que outras pessoas percebem em nós. Isso faz com que as pessoas de pensamentos e sentimentos positivos se afastem de nós e as de mesmo tipo de vibração se aproximem de nós. Porém, culpar-se pelos pensamentos e sentimentos negativos só os fixa em nosso ser. Deixar passar não os valorizando, é o melhor remédio que temos. Contudo, se por ventura culpou-se por determinados pensamentos, sentimentos, emoções ou ações, perdoar-se e pedir perdão é a atitude da hora. Mas ainda, a melhor coisa que poderíamos fazer por nós mesmos seria evitarmos este nível de pensamento, sentimento, emoção e ação. Isso só e possível quando nosso foco consciente é positivo.
A partir disto quando temos autoconhecimento, que é a cosnciência de nós mesmos, automaticamente nossa força interior é ampliada. Nos sentimos mais capacitados, seguros, autoconfiantes. A paz também começa a reinar em nossa vida, uma vez que a autoconfiança nos impede que nos "comparemos" com os outros, e automaticamente, impede a "inveja" que poderíamos sentir quando nos comparamos aos outros, mesmo que esta comparação se dê de forma automática e inconsciente. Também nos faz donos de nós mesmos, porque o autoconhecimento traduz o verdadeiro poder que temos em nós mesmos e somos então suficientemente humildes em nossas buscas e conquistas para sermos prepotentes ou intransigentes diante das demais pessoas. Reconhecendo quando algo pode, precisa ou deve ser mudado, tornando esta percepção em atitude prática.
Então com gratidão, sempre buscar o melhor em pensamentos, sentimentos, emoções e principalmente em atitudes positivas e vice-versa, visto que estes elementos do nosso ser se influenciam entre si e se refletem no plano físico também. Por Cleusa Lago.
Com respeito e gratidão as fontes, uso este vídeo num mode de complementar o que eu falei no texto acima e também como meio para nos questionarmo.
O OBSERVADOR É A COISA OBSERVADA?
J.Krishnamurti
J.Krishnamurti
A todos nós saúde, felicidade e riquezas.
Cleusa Lago

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário: