Aos meus queridos amigos(as)!!!
Vejam só que visita surpreendente recebi hoje em minha casa. Este lindo e meigo ouriço está até agora em minha casa. Pelo visto ficará hospedado por aqui a noite toda. Será?
Queria filmá-lo, mas ele é tão quietinho, quase não se movimenta.
Não importa. ...é tão lindinho.
Observem só que lindo exemplar da natureza. Entre as demais plantas, mais parece um cacto. Mais um pra minha coleção. Rsrssrsr
Alguém quer uma muda?!





OURIÇOS
São animais de porte médio, com cauda preensil bem longa e corpo coberto por uma pelagem normal, fina, amarelada, quase escondida por numerosas cerdas longas e resistentes. Estes pelos modificados, ou espinhos, estão presentes principalmente nas partes dorsais.
Vivem sobre as árvores, em matas e capoeiras. Têm hábitos noturnos, e em geral dormem durante as horas quentes do dia. Às vezes podem ser vistos de manhã ou à tarde, deslocando-se com movimentos lentos. São inofensivos, mas quando irritados ou amedrontados, não fogem : esperam o inimigo eriçando os espinhos que acabam em ponta semelhante à seta e podem penetrar ou se prender na pele do agressor, bastando que este neles se encoste. Muitos animais, dentre os quais aves de rapina, cachorros e gatos-do-mato parecem desconhecer esta arma de defesa e após atacá-los são, muitas vezes encontrados com espinhos encravados no corpo. Não é verdade, porém que os ouriços sejam capazes de atirar os espinhos como se fossem dardos.
Alimentam-se de folhas, frutos e raízes. Gostam de vários tipos de cocos silvestres que podem levar para alimentar os filhotes. Para coletá-los agem de maneira interessante: rolam sobre os frutos maduros caídos no chão conseguindo assim que eles se prendam aos espinhos resistentes do dorso. Os ouriços, em geral, têm apenas um filhote por vez, que nasce grande e coberto por uma pelagem longa e avermelhada. São erroneamente confundidos com o porco-espinho, animal de outra família, que não ocorre no Brasil. É provável que no Pantanal existam outras espécies, entre as quais C. prehensilis.
|
Querida Cleusa, como tu gosta muito das flores e trabalha com elas, isso é idendificacção que os animais tem com a natureza, muito belo isso.
ResponderExcluirParabéns! eu as vezes recebo a visita de beija-flor por aqui e é uma briga para tirá-lo sem machucar por que ele é arredio heheh Grande abraço sucesso e sorte para nós!
Oii Cleusa que lindinho!! aqui em casa fico encantada com os passarinhos que vem fazer ninhos no´pé de babana. Esta semana foi um beija-flor esta vindo todos os dias, adoro as borboletas também! Adorei sua postagem beijos
ResponderExcluirmuito fofo!
ResponderExcluir